01 - Inglês
(1ING)

Professor: Sónia Ganhão


Neste módulo, pretende-se levar os formandos a tomar consciência acerca da relevância da aprendizagem do inglês no âmbito dos seus percursos profissionais futuros, enquadrados pelo signo da mudança e da crescente mobilidade laboral. Neste contexto, o papel do inglês assume uma importância primordial como ferramenta indispensável às interacções comunicativas no mundo profissional.

Procura-se ainda levar o formando a identificar e a caracterizar as transformações sociais decorrentes da introdução das novas tecnologias no quotidiano dos indivíduos colocando o enfoque nos novos conceitos de família, de trabalho, de educação e de relações interpessoais e profissionais.

Pretende-se ainda estimular, através do contacto com outros universos sócio-culturais, a reflexão crítica dos formandos acerca das constantes alterações a nível laboral, que obrigam a uma actualização contínua de conhecimentos, numa dinâmica de aprendizagem permanente. Sensibilizar e preparar os jovens para esta nova concepção de trabalho, com a consequente internacionalização e flexibilização do emprego, e para a diversidade de percursos formativos e profissionais, ajudá-los-á a problematizar o seu itinerário pessoal e vocacional e os seus projectos futuros.

Os formandos devem também consciência da importância que a comunicação assume em contexto laboral, sendo a capacidade de comunicação um requisito imprescindível não só à formação e ao desenvolvimento pessoal e profissional mas também ao desenvolvimento de relações humanas e contactos interpessoais. Com a internacionalização do mundo profissional, as várias formas de interacção comunicativa processam-se frequentemente em contextos inter-culturais, exigindo o domínio de técnicas de comunicação e de mediação em vários suportes, incluindo o recurso às tecnologias de informação e comunicação.

O objectivo deste módulo é assim aumentar os conhecimentos dos formandos na língua inglesa. Estes conhecimentos são fundamentais em instrumentação, não só para a consulta de documentação específica dos instrumentos, como a consulta de bibliografia de estudo para actualizações futuras de conhecimento e operação e configuração dos próprios equipamentos.